Ju Santos Assessoria e Cerimonial

Planejamos e cuidamos da sua festa!

sábado, 30 de abril de 2011

O Casamento de Catherine e Príncipe William

Em fim o conto de fadas tornou-se realidade, o casamento mais esperado do ano finalmente aconteceu. E o tão aguardado vestido de Kate Middleton, agora Catherine, a duquesa de Cambridge e esposa do príncipe William, finalmente ficou conhecido.
A data 29 de abril foi escolhida pelo príncipe William como homenagem à noiva, já que no dia é comemorada a festa de Santa Catherine, santa que tem o mesmo nome de Kate.


O vestido
Após meses de especulações a autoria do vestido de noiva de Kate Middleton, mantida em sigilo, bem como os detalhes do vestido foram revelados. 







O traje mais comentado da década foi desenhado pela estilista Sarah Burton, da grife Alexander McQueen, encerrando as diversas informações, nenhuma confirmada, divulgadas por jornais e sites do mundo de possíveis candidatos a estilista. Ainda segundo informações oficiais, ela escolheu a grife britânica em razão da beleza do seu trabalho, em respeito ao acabamento bem feito e a técnica ímpar de construção das roupas. 
Com mangas longas em detalhes de bordado, uma calda com mais de 2 metros de comprimento e um leve decote em forma de "V", o vestido foi acompanhado por uma tiara de diamantes Cartier de 1936, emprestada pela rainha Elizabeth II.
A irmã da noiva, Pippa Middleton, foi a encarregada de levar a cauda da noiva ao longo do tapete vermelho e em direção ao altar. 




O periódico também antecipa que o traje será leiloado após o casamento e terá e renda revertida para organizações beneficentes.


O Noivo
Por sua vez, o príncipe se casou vestindo o uniforme vermelho da Guarda Irlandesa, da qual é coronel honorário, enquanto seu irmão, o príncipe Harry, que foi o padrinho do noivo, levou o uniforme de capitão do regimento de cavalaria Blues and Royals, com as medalhas do Jubileu de Ouro e a Campanha do Afeganistão, onde combateu. 




Buquê
Pequeno e discreto o buquê usado no casamento de Catherine Middleton com o Príncipe William, escolhido por Catherine foi um carinhoso mimo ao marido, já que incluía flores conhecidas no Reino Unido como "Sweet William" (Doce William). O buquê também incluía mirto, lírios do vale e jacintos. A tradição das bodas reais britânicas dita que o buquê tem de incluir um ramo de mirto do arbusto original plantado em 1845 pela rainha Vitória em Osborne House, uma propriedade real na ilha de Wight (sul da Inglaterra).




A tradição começou em 1858, quando a filha mais velha da rainha Vitória, a princesa de mesmo nome, incluiu estas flores em seu buquê para ressaltar a "inocência" da noiva. O ramalhete da agora duquesa de Cambrigde também continha mirto - flor que representa o casamento e o amor - de outra planta usada para compor o buquê da rainha Elizabeth II em 1947. O buquê foi elaborado pelo florista Shane Connolly, responsável pela ornamentação arbórea da Abadia de Wesminster. Na linguagem floral, as "Sweet William" representam o galanteio, enquanto os lírios do vale simbolizam a volta da felicidade. Já os jacintos indicam a constância no amor.


Decoração
A abadia chamou a atenção pela beleza e pela decoração espetacular, com quatro toneladas de arranjos e flores, incluindo oito grandes árvores, para criar o efeito de uma "avenida natural". O coro de crianças da abadia de Westminster e da capela real do palácio de St.James e a Orquestra Filarmônica de Londres deram o ar emotivo da cerimônia com música de Bach, Elgar, Vaughan William, Maxwell Davies e Whitlock. A Abadia de Westminster, de Londres, foi enfeitada com flores, arbustos e árvores da estação, retirados na maior parte das propriedades reais para o casamento.
A avenida de árvores formando um corredor até o altar, em vez de plantas cortadas, foram plantadas, para combinar com o desejo da noiva de que o casamento seja sustentável. Segundo informações do florista Shane Connolly, de 47 anos, responsável pelos arranjos, disse que a vontade de Catherine era de que as flores não passassem a mensagem de "uau, que extravagância", e sim de "que bonito". "Sugeri desde o início que usássemos coisas das propriedades reais, porque o princípio dela é de que tudo tinha de ser britânico, tinha de ser da estação e mais orgânico possível com o lugar", afirmou ele. Entre as plantas, houve flores de árvores frutíferas, azaléias, rododendros, faias, glicínias e lilases. Oito árvores com mais de 6 metros de altura foram o destaque mais saliente e estavam em canteiros projetados por Connolly, escolhido pelo casal por sua reputação de produzir arranjos "elegantes e exclusivos". 



Cerimônia Religiosa
Duquesa Catherine Middleton seguiu até a Abadia de Westminster juntamente com seu pai em um Rolls-Royce Phantom VI modelo 1978. Enquanto isso, do outro lado está o Principe William e seu irmão Harry protegidos pelo aço e vidros de uma limousine Bentley exclusiva da família real. Após os noivos se beijarem e terminarem seus votos de compromisso, uma carruagem feita em 1902 para o rei Edward XII. 


O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, celebrou a cerimônia religiosa na abadia de Westminster com a presença de 1,9 mil convidados, entre eles membros de casas reais estrangeiras, políticos, diplomatas e celebridades, como o cantor britânico Elton John e o jogador de futebol David Beckham. Ao pronunciar seus votos, Catherine prometeu "amar, confortar, honrar e conservar" o príncipe William. 





A Recepção
O imponente voo rasante de sete aviões da Real Força Aérea britânica sobre o palácio de Buckingham foi o último toque do evento mais esperado do ano, no qual milhares de pessoas, entre britânicos e estrangeiros, saíram às ruas de Londres para receber os possivelmente futuros reis do Reino Unido. 


Os dois beijos do casal no balcão do palácio de Buckingham foram aplaudidos pela multidão ali reunida, que gritava "William e Kate" no meio de um mar de bandeiras britânicas. O casal chegou ao palácio da abadia na carruagem State Landau, em um dia nublado, mas sem chuva, depois de percorrer as ruas de Londres acompanhada pela guarda real montada a cavalo e seguida por várias carruagens com Elizabeth II, o duque de Edimburgo e outros membros da família real. 





O Bolo
O bolo do casamento de Príncipe William e da Princesa Catherine foi encomendado à famosa confeiteira britânica Fiona Cairns e, a pedido da Princesa, foi decorado com dezesseis flores, simbolizando a felicidade (rosas), a ternura (lírios) e o casamento (hera). Além das flores, o confeito também foi decorado com as iniciais dos noivos.




Além do bolo tradicional, branco e feito de frutas, o Príncipe William encomendou outro, feito de chocolate e confeccionado pela confeitaria McVitie’s.



Os Presentes
Os anfitriões, o Cônsul Geral Britânico John Doddrell e a presidente da Fundação Britânica Carolina Dupont-Liot receberão cerca de 200 convidados para uma happy hour no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Britânicos residentes em São Paulo e brasileiros ligados à comunidade, incluindo contatos de negócios do Consulado vão assistir à transmissão gravada da cerimônia e concorrer a brindes especialmente confeccionados para a boda, como moedas comemorativas e artefatos de porcelana decorados com o selo comemorativo da união.
Durante o evento, a consulesa Dilsa Doddrell, esposa do cônsul britânico irá receber uma joia para ser doada em leilão beneficente. ‘Amazônia’ é o nome do broche feito em ouro colorido, criada pela joalheria online Chancelier (www.chancelier.com.br)  para presentear a noiva do Príncipe William. Porém, os noivos preferem ser presenteados de outra forma. O Príncipe William e a Senhorita Catherine Middleton criaram um fundo beneficente em comemoração ao seu casamento. Tocados com o carinho mostrado a eles desde o anúncio do noivado, o casal pede àqueles que desejam enviar um presente de casamento que o façam na forma de doação ao fundo. Na impossibilidade de se fazer uma doação no Reino Unido, foi dada a opção de se ajudar uma instituição local. (Mais informações sobre o fundo beneficente do casal real estão no site http://www.royalweddingcharityfund.org).
Produzida com tecnologia brasileira a joia Amazônia será leiloada no dia 7 de outubro, durante o evento beneficente organizado pela consulesa Dilsa Doddrell em prol da Associação de Apoio à Crianças em Risco (ACER), representada por Jonathan Hannay, que também estará na happy hour de sexta-feira.


_*_*_*_*_*_*
Um sonho lindo, um verdadeiro conto de fadas, amei cada detalhe.
Espero que gostem do meu resumão do dia =D
beijos e bom final de semana!!
Ju