Ju Santos Assessoria e Cerimonial

Planejamos e cuidamos da sua festa!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dicas de Trajes Para Noiva e Noivo



O vestido de noiva é sem dúvida o maior de todos os atrativos do casamento. É a noiva que vai entrar cintilante no grande dia. Do outro lado, o noivo, também deve estar impecável. Damas de honra, pajens e padrinhos não devem fugir dessa mesma regra.



Segue algumas dicas importantes:



Locação

- Pesquisar se há pacotes e se o custo é mais interessante.

- Algumas lojas confeccionam o vestido desejado e o primeiro aluguel vai para a noiva. Avalie as vantagens.

- Detalhar tamanho, cor, tecido, modelo, apliques, data de entrega e devolução.

- No momento da retirada e entrega fazer uma minuciosa vistoria das peças. Para evitar transtornos sem esquecer do contrato detalhado e assinado por ambas as partes.



Costureira

- Faça um orçamento por escrito para evitar mal entendidos (Relacione preço da mão-de-obra, material, acessórios e tipo de tecido).

- Descreva tudo aquilo que será feito, utilizando croquis, fotos ou desenhos.

- Exija no orçamento os prazos de provas e a entrega do serviço.



Sobre os Trajes


Noiva


Casamento no período da manhã até meio dia


Nessa cerimônia é sempre importante lembrar que em dia de semana alguns dos convidados podem estar ocupados, em horário de trabalho, portanto é aconselhável que um casamento nesse horário ocorra no final de semana. É recomendado que seja em algum lugar ao ar livre como sítios ou chácaras, por isso é importante pesquisar a previsão do tempo para que não haja imprevistos. Um almoço é uma grande pedida nesses tipos de cerimônias.

Prefira vestido ou tailleur branco, pastel ou floral miúdo em tecidos leves ou um vestido na altura da canela (clássico) ou no tornozelo (longuete), em tons claros e sem brilho. Modelos mais recomendados: estilo chanel ou longuete. Brilhos estão proibidos. Os bordados podem ser em linha e pedras foscas como as pérolas. Pode ser tecidos leves, esvoaçastes e sem brilho como cambraia de linho, laise, organdi, organza, crepe, musselina, seda, pique ou renda.

O véu deve ser curto, mantilha de renda, chapéu de aba curta em organza ou palha branca, grinalda ou arranjo de flores na cabeça, naturais ou em tecido.

O buquê deve ser pequeno de flores naturais e fitas de cetim. Evite cascatas de flores ou as mesmas usadas na decoração. As luvas devem ser curtas, no estilo da roupa e os sapatos de pelica forrados ou sandálias de salto alto.

Acessórios: jóias de ouro ou pérolas.

Se for ao ar livre pode-se usar chapéus, mas somente em cerimônias muito requintadas, caso contrário, evitá-lo. E cuidado para evitar erros na escolha (um com aba curta outro longa), o ideal é que todas façam no mesmo local, o tom do chapéu deve ser o mesmo do vestido.



Casamento no período da noite até às 18h




Nessa cerimônia deve-se tomar as mesmas precauções do casamento pela manhã, esse horário também sugere ser um casamento mais informal e pode ser realizado em ar livre, portanto não esqueça de olhar a previsão do tempo, em horário de verão deve-se tomar cuidado com o sol muito forte.

A noiva pode usar um vestido branco, marfim ou estampado longo ou semilongo (mimolet) com saia armada ou justa. Toques de brilho ou tecido brilhante como o tafetá, cetim, seda pura, organza, crepe, organdi, musselinas, algodão estampado ou veludo (inverno) e bordados sem exagero tendo o comprimento longo ou semilongo, com cauda de no máximo 1,5 m da cintura até a ponta com o véu sendo curto ou longo, arranjo em composição de flores brancas, diadema de pérolas, casquete, mantilha ou chapéu de aba larga (até as 18 h).

O buquê redondo ou em braçada, de flores naturais brancas combinando ou não com a grinalda. As luvas devem ser curtas ou semi-longas e os sapatos de pelica ou forrados no tecido.

Acessórios: jóias de família ou discreta.



Casamento no período da noite



Já a cerimônia feita à noite, usa-se vestido longo branco ou marfim, modelo justo ou com saias armadas, em tecidos como o tafetá, veludo, crepe, renda, seda adamascada, cetim, tule, gazar, organza e outros tecidos preciosos. Bordados em pedrarias, brilhos, caudas longas de até três metros e toda a ostentação permitida ao horário.

O véu longo, mantilha, grinaldas trabalhadas, diademas, coroas e tiaras bordadas em pérolas, pedras preciosas, fios metalizados ou enfeite de flores artificiais na cabeça e o buquê em braçadas e cascatas, em flores nobres como orquídeas, vistoso de acordo com o estilo do vestido.

As luvas podem ser longas com vestidos sem mangas. Curtas com os de manga três quartos ou curtas. Mangas longas dispensam luvas.

Sapatos forrados ou bordados feitos no mesmo tecido ou pelica branca e acessórios como jóias de família ou bem discreta.



Noivo




Para os noivos, as coisas parecem ser super simples e bem mais práticas. Cuidado. As coisas não são bem assim. Ao contrário do que muitos pensam, existem vários estilos de roupas para noivos que são definidas pelo tipo de cerimônia e pelo horário do casamento. Um traje bem cortado com um caimento perfeito é o início da produção de um noivo bonito e elegante.



Sobre as cerimônias e horários:

Cerimônia formal à noite: Fraque, Casaca ou Black tie.

Cerimônia semi-formal à noite: Jaquetões, meio-Fraques ou Summer.

Cerimônia à tarde: Ternos de bom corte, feitos do mesmo tecido.

Cerimônia pela manhã: Ternos claros ou escuros



Sobre os trajes:

Meio fraque: Paletó (normal) e colete cinza chumbo e calça risca de giz

Fraque: paletó (mais longo) cinza chumbo e colete cinza claro. Calça risca de giz e gravata plastron de seda ou cetim, presa por uma pérola.

Smoking: paletó preto com gola forrada de cetim com calça do mesmo tecido. Gravata borboleta e faixa de cetim na cintura.

Summer: smoking branco com faixa e gravata borboleta em cores variadas.

Blacktie: paletó branco como do Summer, só que a calça, a gravata borboleta e a faixa são pretas.

Escolha sempre tons escuros para os eventos realizados à noite. O sapato deve ser clássico e com um leve toque de verniz para dar brilho. Para o dia, escolha tons mais claros e nada de brilho. Evite também usar o gel de cabelo. Uma escova e fixador com certeza darão um ar mais elegante.



Se a opção escolhida for um terno tradicional, o paletó e a calça devem ser do mesmo tecido e cor, evitando disparidades. Já as roupas de tecido mesclado ou com peças de duas cores são extremamente informais e pedem sapatos sem cadarços e sem verniz. O inverno pede casacos mais longos, de tecidos mais encorpados.

Independente do traje escolhido um caimento perfeito é a alma de tudo. Esteja aberto a orientações da estilista de sua noiva ou de seu fornecedor de ternos quanto ao modelo e a cor a usar, mas não abra mão da qualidade do corte e de um caimento que o valorize.



O que devemos evitar:


Dinner Jacket: Formado por um spencer (casaquinho curto que vai até a cintura e pode ter abotoamentos simples ou duplo), camisa branca de gola alta e pontas viradas e gravata borboleta preta. O traje, caiu em desuso (hoje em dia, só mensageiros de hotéis de luxo usam).



Smoking: Originalmente um paletó de seda, veludo ou brocado, adornado com botões. É formado por calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca, faixa de cetim horizontal e gravata borboleta preta. O smoking é um traje a rigor, para ser usado em bailes e festividades e não em uma cerimônia religiosa, mesmo que você vá para a festa depois.

Boa sorte!
beijos

Ju Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário